quinta-feira, 30 de maio de 2019

Mãos


Hoje dei aula de Literatura e atualidades com minha amiga Bruna. Como a turma é pequena, ficamos sentadas na maior parte do tempo. Enquanto ela falava gesticulando, fiquei observando suas mãos. As unhas estão feitas, com uma cor forte, cor de inverno, como gosto de falar. A mão da Bruna é linda. E a maneira como ela organiza a fala através das mãos é incrível.

As minhas mãos são iguais às da minha mãe e da minha avó. Gosto delas. Gostaria de ter mais tempo para fazer as unhas, porque eu adoro estar com um esmaltão vermelho. A correria do dia a dia, tempo pra lixar, tirar cutícula, passar base, esperar secar e ter tempo hábil para não dormir com unha recém feita me impede de mantê-las como eu gostaria. Colocarei como meta neste final de semana deixá-las como gosto.

Gosto de ver as mãos da Dani, porque elas são pequenininhas e possuem pequenos pontos tatuados antes da cutícula. Acho um charme. Não sei o que significam, porque acho muito íntimo o significado das tatuagens e geralmente não pergunto. 

Os dedos da Elen são finos e delicados. Ela tá sempre com uma base. Tenho certeza que aquelas mãos recebem cuidados com cremes diários. 

A Amanda deixa as unhas bem curtinhas. Acho que rói. Fiquei observando hoje como ela embaralhava as cartas de tarot antes de abrir pra mim. A Julia estava com um vermelho já se indo, mas aquele charme de mulher que não precisa estar impecável, porque se garante em qualquer situação. 

Os homens têm menos cuidados. Exceto o Mateus, que está usando umas unhas grandes e pretas lindíssimas. O Moisés tem as unhas roídas e curtas. 

Meu namorado tem mãozinhas pequenas, com unhas curtas que acho lindas. São um pouco maiores que as minhas e adoro sentir nossas mãos encaixadas. 

As mãos do Fernando são pequenos pedacinhos de céu. Os dedinhos são roliços, sempre foram. Desde bebê gosto de ficar olhando para suas mãos. Agora ele inventou de roer as unhas, mas não são como as do Moisés. Elas parecem que foram cortadas. Insisto sempre que ele pare de roer, mas quando vou cortar já estão curtas. 

Essas foram todas as mãos que observei nas últimas semanas. Não sei qual será a reação das pessoas quando souberem que as tenho observado. Quero capturar na memória tudo o que conseguir. Quero fazer o meu registro, aquele que nada conseguirá apagar.

"O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes
A vida presente" (Drummond)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amanhã

Ao som de Samba de Bênção - Maria Bethânia Eu ainda quero ver o amanhã. Quero acordar e viver um novo dia. Ver velhas e novas pess...