terça-feira, 4 de junho de 2019

Céu sem nuvens


- É, saiu retinopatia.

Foram essas as palavras da oftalmologista há vinte e um dias. Saí tão desorientada que não perguntei muita coisa e tive que marcar um retorno só para perguntar tudo que eu queria saber.

Abri o navegador e o que aparecia no Google Images na busca "retinopatia diabética" era sempre um par de fotos: uma normal e outra desfocada e com nuvens. O desfocado eu enxerguei algumas vezes e foi até por isso que marquei oftalmo mais cedo este ano: achei que finalmente eu conseguiria usar óculos (tenho esse sonho desde pequena). As nuvens, mandei um o que tenho a ver e segui a vida.

Ontem deixei a glicose chegar a 300 para não ter hipoglicemia noturna e fui dormir. Hoje ainda estava em 200 e pouco e segui em jejum para o último exame que preciso fazer para pedir as novas medicações ao governo. 

Tirado o sangue, comi uma banana, tomei um café e fui pra uma palestra de formação. Éramos poucas professoras, em torno de vinte, e ficamos numa sala branca, com o projetor ligado, pois a palestrante estava utilizando esse recurso para a sua fala, que acabou se estendendo um pouco e passou do meu horário de fazer um lanche. Então quando vi estava quase com uma hipoglicemia. Levantei antes, peguei uma fruta, comi. Tivemos finalmente um intervalo, tomei mais um café, mexi no Twitter, sentei e ela voltou a falar: Aqui como vocês podem ver e olhei para a lousa. 

E lá estavam elas, as nuvens. 

As nuvens flutuavam naquele projetor como na abertura dos Simpsons. Elas são azuis meio cinzas. 

Senti uma profunda tristeza e culpa. Maldito medo de ter hipoglicemia e perder o exame. Maldita hora que dormi com a glicose alta. Maldita diabetes. Maldita eu.

- Filho, desenha pra mãe um céu sem nuvens.
- Tô cansado, mamãe, de noite.
- Por favor, é importante.
- Tá... Sem nuvens?
- Sem nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O amanhã

Ao som de Samba de Bênção - Maria Bethânia Eu ainda quero ver o amanhã. Quero acordar e viver um novo dia. Ver velhas e novas pess...